APRESENTAÇÃO

700 anos de GIOVANNI Boccaccio: entre latim e vernáculo
(14 E 15 de agosto de 2013 - IEL – UNICAMP)

Para comemorar os 700 anos de nascimento de Giovanni Boccaccio (1313-1375), a se completarem em 2013, este evento a ser realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentará estudos atuais sobre diversos temas que perpassam sua obra, sua respectiva transmissão e recepção.

Nas várias mesas programadas, estudiosos da obra boccacciana, oriundos de diversos países, falarão sobre suas pesquisas: o significado histórico deste autor dos primórdios do Renascimento italiano, o sentido tanto de sua obra vernácula quanto de sua produção latina.
 
A diversidade de questões e abordagens deve evidenciar quer a presença da Antiguidade clássica em textos de Boccaccio, quer a influência que ele exerce sobre a literatura e as artes visuais do Renascimento.  Processos que permitem o próprio acesso ao legado boccacciano – como a edição e tradução das obras – também serão tematizados.

Este evento tem como interesse central fomentar o diálogo – não tão frequente – entre pesquisas sobre as obras boccaccianas escritas em latim e em italiano. A expectativa é de que as discussões evidenciem contrastes e também intersecções que podem ser profícuas à compreensão como um todo da literatura de Giovanni Boccaccio, ressaltando a singularidade de cada obra. 

É dessa forma que os organizadores - integrantes do Centro de Estudos Clássicos (CEC) e do Centro de Pesquisa sobre Utopia (U-TOPOS) –, participantes e público homenagearão o legado literário que nos deixa o grande autor florentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário